Sintomas hipertensão

1. Sintomas da hipertensão


Sintomas hipertensao












 Geralmente a hipertensão arterial é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis. É isto que a torna perigosa e nociva. Muitas pessoas ignoram que sofrem de hipertensão! Estima-se que este número chega a 1/3 das pessoas atingidas.

É por isso que um controle regular para medir sua tensão no médico ou na farmácia é muito aconselhável. Aliás, é importante medir várias vezes sua pressão para melhor exatidão.

Às vezes, em algumas pessoas, como as que sofrem de hipertensão grave, os sintomas podem ser mais fáceis de serem identificados, por exempl dores de cabeça, problemas na vista, tonturas, fadiga, inquietação, zumbido no ouvido, sangramento no nariz, palpitações, ...

Atençã Consulte sempre um médico para diagnosticar qualquer sintoma, os aqui listados servem apenas como base e podem também ser sintomas de outras doenças.

2. Quando falamos de hipertensão ?

Geralmente falamos de hipertensão quando a pressão diastólica (mínima) é superior a 90mmHg (=9cm de mercúrio) e quando a pressão sistólica é superior a 150mmHh (=15cm de mercúrio). Ver a tabela abaixo.

Podemos resumir os valores em uma tabela, observem que com determinadas idades os valores podem variar ( os limites inferiores podem aumentar).
**Observação sobre a pressão sangüínea
Pressão diastólica
(em *mmHg)
Pressão sistólica
(em *mmHg)
°*pressão boa a excelente
abaixo de 80
abaixo de 120
pressão normal
entre 80 e 85
entre 120 e 130
limite antes da hipertensão
entre 85 e 90
entre 130 e 140
hipertensão leve a moderada
entre 90 e 100
entre 140 e 150
hipertensão moderada a grave
entre 100 e 110
entre 160 e 170
hipertensão elevada a grave
110 e mais
170 e mais
°hipertensão sistólica (unicamente)
abaixo de 90
140 e mais

* às vezes utilizamos também valores em centímetros de mercúrio, assim, por exemplo, 80 mmHg é o igual a 8cmHg. Divide-se o valor por 10. Dizemos oralmente que a pessoa tem uma pressão 9/13, quer dizer, 90 mmHg como pressão diastólica e 130 mmHg como pressão sistólica.

** Valores puramente indicativos, queira consultar um médico para qualquer diagnóstico
.
° Geralmente as hipertensões sistólicas (unicamente) estão muito ligadas às emoções. Em todo caso de hipertensão averiguada, queria consultar um médico.

°* Abaixo de uma determinada pressão, podemos falar também em hipotensão. Para qualquer dúvida e tratamento, peça conselhos ao seu médico.





Fonte: http://www.criasaude.com.br/N2071/doencas/hipertensao/sintomas-hipertensao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário