Tratamento hipertensão

Para tratar a hipertensão essencial adotaremos como primeira medida uma mudança no estilo de vida :
- diminuição do tabaco, prática de exercícios, diminuição no consumo de sal,...
Então um tratamento medicamentoso poderá ser indicado, em função de sua pressão sangüínea.

* Medicamentos geralmente utilizados para tratar a hipertensão arterial
Diferentes classes de medicamentos disponíveis (remédios à venda sob prescrição)

1. Interação com o sistema renina-angiotensina:

Inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA): estes medicamentos bloqueiam a conversão da angiotensina I em angiotensina II, esta última é um hormônio responsável por aumento da pressão sangüinea. Atençã alguns remédios desta classe podem provocar como efeito secundário uma tosse seca.
Antagonistas dos receptores da angiotensina (ARA) : bloqueiam o efeito da angiotensina II (responsável de um aumento da pressão sangüínea), agindo assim como um antagonista. Estes medicamentos são cada vez mais vendidos no mundo, certamente devido a sua eficácia. Certos remédios já são blockbusters importantes (mais de um bilhão de dólares em vendas).

2. Bloqueadores do canal de cálcio (antagonistas de cálcio): Esta classe de medicamentos age como antagonista sobre o cálcio, este último responsável pela ativação dos músculos lisos nos vasos sangüíneos cardíacos. Com ajuda dos Bloqueadores do canal de cálcio, os músculos lisos tornam-se mais relaxados e a pressão sangüínea diminui. Atenção aos efeitos secundários possíveis: ondas de calor, dores de cabeça, constipação, inchaço dos tornozelos.

3. Diuréticos
(atualmente menos utilizados como alternativa contra a hipertensão). Distinguimos diferentes tipos de diuréticos (tiazídicos, poupadores de potássio...). Geralmente sua ação consiste em aumentar a eliminação de água e sódio, o que diminui a pressão sangüínea. Observação importante para especialistas: jamais associar 2 diuréticos anticaliuréticos e com um complemento de K+.

4. Betabloqueadores
(atualmente menos utilizados como alternativa contra a hipertensão). Eles agem sobre o sistema nervoso simpático. Este sistema é geralmente responsável pela reação ao estresse ou à atividade física. Agindo sobre esse sistema, os medicamentos betabloqueadores bloqueiam parte das reações, que geralmente provocam um aumento da pressão sangüínea.
Observação importante sobre os betabloqueadores: Nunca interrromper bruscamente um tratamento, pois o risco de tremedeiras, suor, angústia, arritmia, .... existe. Peça sempre conselhos ao seu médico para qualquer informação sobre seu tratamento ou diagnóstico.

5. Em combinação (diversas moléculas ou medicamentos) classes de medicamentos mencionados nos pontos 1 a 4 acima. Podemos utilizar medicamentos compostos (que integram as moléculas de diferentes classes) ou tomar diversos medicamentos de casa classe. Geralmente observamos os melhores resultados com os tratamentos compostos que são mais eficazes para abaixar a pressão.

*Atençã as classes de medicamentos mencionadas aqui são puramente informativas e não devem ser consideradas exaustivas, somente o seu médico pode lhe prescrever um tratamento apropriado e fazer um diagnóstico exato. É muito possível que o médico lhe prescreva medicamentos de classes diferentes a serem tomados juntos ou simultaneamente ( ver ponto 5). 




Fonte: http://www.criasaude.com.br/N2073/doencas/hipertensao/tratamento-hipertensao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário